Refrigeração e Congelamento de alimentos: técnicas que a TOTALINE disponibiliza

O homem, desde que surgiu na Terra, preocupa-se em armazenar alimentos. Hoje, há muitas técnicas com a finalidade de permitir que bebidas e alimentos sejam consumidos muitos anos depois de produzidos. Uma das técnicas é o aproveitamento do frio.
O frio é bastante utilizado na conservação dos alimentos perecíveis, tanto os de origem animal como os de origem vegetal. Basicamente, tem como função conservar os alimentos porque retarda ou inibe a multiplicação microbiana. Isto ocorre porque o metabolismo microbiano efetua-se por meio de reações enzimáticas as quais são influenciadas, em sua velocidade, pela temperatura.

- Refrigeração

Na refrigeração, utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento.Usa-se essa técnica como meio básico temporário até que se aplique outro método.Neste processo,apesar de não ocorrer eliminação dos microrganismos, inibe-se o ciclo de reprodução e, conseqüentemente, retarda a deterioração dos alimentos quando atacados.

- Congelamento

No congelamento, a temperatura fica abaixo de zero. Na prática, a conservação dos alimentos realiza-se entre 10 a -40ºC. Neste processo, ocorre uma redução da população microbiana. A morte dos microrganismos decorre, principalmente, devido aos cristais de gelo formados na célula; à desnaturação de enzimas; à perda de gases da célula; ao abaixamento da atividade de água.

É LEI

A Portaria V.S. 1428/93 do Ministério da Saúde determina que os estabelecimentos relacionados à área de alimentos adotem, sob responsabilidade técnica, as suas próprias Boas Práticas de Produção e/ou Prestação de Serviços, seus Programas de Qualidade, e atendam aos PIQ´s para Produtos e Serviços na Área de Alimentos, em consonância com o estabelecido na presente Portaria.
À medida que estabelece o fim do abate clandestino, a Portaria 304 obriga os frigoríficos e açougues a instalarem câmaras frias com temperaturas controladas.

CRESCE O USO

A oferta e o consumo de alimentos resfriados ou congelados crescem a cada dia.Os supermercados, constantemente,ampliam a área de expositores verticais e ilhas refrigeradas. São os alimentos inaturos dando a vez aos refrigerados. Porque o estoque desses gêneros precisa de áreas maiores, as câmaras frigoríficas apresentam-se como a solução ideal.
Por outro lado, os supermercados e lanchonetes disputam a clientela, oferecendo ambientes climatizados para o conforto dos clientes.

TOTALINE

Uma empresa se destaca na área de refrigeração e climatização de ambientes: TOTALINE, a maior rede mundial de lojas de peças e equipamentos de refrigeração e aparelhos de ar condicionado. Empresa do grupo Springer Carrier que ,por sua vez, é uma divisão da Carrier Corporation (EUA)- maior empresa mundial no segmento de condicionadores de ar, surgiu com o objetivo de abastecer o mercado de reposição deste setor. O mercado respondeu positivamente ao conceito, fazendo com que a Rede se expandisse rapidamente pela América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. Hoje, mais de 700 lojas em vários países, formatadas no moderno padrão de varejo, adotam o conceito de supermercado,
,com exposição de produtos em gôndolas, num ambiente confortável para atender os clientes.

No Brasil ,a Totaline surgiu em 1993, com a primeira loja em Campinas, interior de São Paulo. Nos primeiros três anos, foram inauguradas lojas em São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Atualmente, a Totaline está presente em mais de 70 localidades no país, inclusive em Maceió há uma mais próxima dos clientes. Fabricante de Centrais de refrigeração para supermercados e centrais de abastecimento, a Totaline desenvolve projetos e realiza instalações, baseando-se sempre na máxima eficiência e baixo consumo energético.

REFRIGERAÇÃO COMERCIAL

ImageA Totaline projeta, comercializa, instala e presta assistência técnica às unidades de refrigeração comercial. A câmara frigorífica é constituída de isolamento térmico (isolamento em painéis modulados com faces externas em chapas de aço galvanizado ou isolamento térmico de alvenaria); portas de correr ou giratórias; quadro de comando; evaporadores de ar forçado; unidades condensadoras.
A parceria da Totaline com a Dânica -uma das maiores fábricas de portas e painéis com isolamento térmico do Brasil - por intermédio de sua unidade em Recife, disponibilizou os mais modernos e eficientes compartimentos para a refrigeração comercial para o mercado.
A unidade de Maceió comercializa essas câmaras frias com os mais diversos segmentos.Sempre buscando oferecer primeiro um projeto eficaz, ou seja, bem dimensionado às necessidades dos clientes que pode ser um frigorífico pequeno ou um hipermercado.
Um projeto mal calculado ou visando a um custo de aquisição menor resultará em equipamentos subdimensionados que forçarão os componentes a um trabalho constante, diminuição da vida útil e consumindo mais energia.


LANÇAMENTO

Câmara Moduloc
ImageA Totaline lança no mercado uma câmara frigorífica capaz de economizar até três vezes mais em energia. A Moduloc Totaline apresenta uma capacidade de mais de oito mil litros - equivalente ao volume de 16 frízeres (500 litros cada um).
O produto apresenta também outros diferenciais, ou seja, versatilidade na montagem, nível reduzido de ruído e a possibilidade de ser ligado à tomada.
Moduloc Totaline é ideal para o comércio varejista, supermercados, hotéis, laboratórios, entre outros estabelecimentos.

Sistema Euromon Heatcraft
- Garantia especial de dois anos para o compressor;
- Opção de serpentina Koil Kote para atmosferas agressivas;
- Flexibilidade na instalação: parede ou sela;
- Sistema anticondensação na linha de sucção.
Sistema Split Heatcraft
- Sistema integrado e balanceado;
- Único fornecedor e assistência técnica para todo o sistema;
- Fácil manutenção;
- Condensadora Remota: não gera calor, tampouco ruídos.

Moduloc Dânica

- Capacidade de modulação inovadora no mercado;
- Painéis com núcleo isolante em PUR (poliuretano) nas espessuras de 70 e 100 mm ou EPS (poliestireno expandido) nas espessuras de 100 ou 150 mm, ambos com retardante à chama;
- Excelente estanqueidade na junção dos painéis (locs);
- Válvula equalizadora de pressão, interruptor com iluminação interna e termômetro;
- Painéis com revestimento em aço zincado pré-pintado na cor branca.

Image

- A Totaline dispõe de profissionais treinados e softwares para seleção de equipamentos e aplicação em câmaras frigoríficas.Por intermédio de informações básicas para o cálculo de carga térmica (dimensões do ambiente, tipo de produto, temperatura de entrada e armazenagem, movimentação diária de produto, etc), seleciona os equipamentos mais adequados à aplicação desejada.

Unidades Condensadoras

Equipadas com compressores Alternativos, Scroll e Semi-herméticos;
Potência nominal de 0,5 aa 14 HP;
Aplicação com refrigerantes R-22, R-134A, R-404, R-507;
Aplicação em alta, média e baixa temperatura (câmaras com temperatura interna entre +15°C a -34°C);
Tensões disponíveis: 220V/1F, 220V/3F, 380V e 440V;
Acessórios disponíveis: Filtro Secador, Visor de Líquido, Caixa Elétrica, Pressostatos, Válvulas de Serviço na Descarga, Válvula de Inspeção de Líquido/Sucção;
Opção carenada pode ser instalada a céu aberto ou em local protegido.

Evaporadores de Ar Forçado

Construídos em alumínio, com ou sem pintura;
Aplicação com refrigerantes R-22, R-134A, R-404A, R-507;
Aplicação em alta, média e baixa temperaura (câmaras com temperatura interna entre +15°C a -34°C);
Flecha de ar em até 15 metros;
Descarga ar frontal ou lateral.

Quadro de Comando

Aplicação em câmaras de resfriados e congelados;
Gerência de unidades condensadoras monofásicas até 2HP sem necessitar de acionadores de partida;
Pode ser instalado na parede (frente da câmara) ou painel;
Controla ventiladores do evaporador, resistências de degelo, luzes, saída auxiliar e alarme;
Pode ser configurado por teclado ou chave de programação eletrônica;
Proteção IP-65.

Isolamento Térmico

Isolamento em Painéis Modulares
Placas com núcleo em isopor ou poliuretano;
Faces externas em chapas de aço zincadas e pré-pintadas (0,50mm);
Possui retardamento a chama caracterizado como HF-1 pela norma UL-94;
Fornecido com largura padronizada e comprimento conforme a necessidade do projeto;
Dotado de sistema de encaixe macho e fêmea que garante união perfeita e leve

Isolamento Térmico de Alvenaria

Placas de isopor P2 (1,0 x 0,50 m);
Asfalto quente ou frio;
Tela STUCK;
Feltro Asfáltico.

Portas de Correr ou Giratórias

Com ou sem aquecimento;
Isoladas com poliuretano injetado;
Revestidas em chapa zincada e pré-pintada, aço inoxidável ou madeira;
Vão livre de 1,80 x 0,80m, 2,00 x 1,00m ou sob medida.

Cortina de Ar

As Cortinas de Ar Totaline foram criadas, especificament para lojas, escritórios, restaurantes, centros comerciais, hotéis, entre outros estabelecimentos, proporcionando muita satisfação e conforto, além de uma grande economia de energia.